quarta-feira, 8 de abril de 2015

TEXTOS PARA REFLEXÃO


EMEI PROFª ISOLINA LEONEL FERREIRA   -   2015

 

Por que as crianças mordem?

 

Na Educação Infantil, a fase das mordidas entre as crianças sempre causa muitas confusões. Geralmente, é um assunto delicado para pais e educadores. Os pais da criança que mordeu se sentem constrangidos e culpados enquanto a família da criança que foi mordida se sente agredida e se questiona com relação aos cuidados que o filho está recebendo no ambiente escolar. Educadores precisam esclarecer e saber como lidar com a situação.

Em primeiro lugar, é importante que se saiba que esse comportamento de morder faz parte do desenvolvimento, é normal até os três/quatro anos de idade e passa quando a criança adquire novas habilidades.

As mordidas são uma forma de comunicação. A princípio, as crianças não sabem avaliar as conseqüências de suas mordidas e nem a força que podem colocar. Às vezes, o ato de morder é um modo de estar perto do amigo que gostam, de partilhar uma intimidade, como comer alguma coisa gostosa.

Nessa fase, a criança ainda está acostumada a ter seus desejos atendidos prontamente, sendo comum demonstrar sua insatisfação, por meio de mordidas, enquanto não aprende a falar direito.

Cada criança tem seu modo de reagir diante do que sente e do que acontece ao seu redor. Quando contrariadas ou nas disputas por brinquedos, algumas choram, esperando que um adulto ajude, outras reagem mais intensamente, batendo ou mordendo. Morder também pode ser uma maneira da criança lidar com sua ansiedade, já que ainda não consegue organizar e compreender direito suas emoções, ela descarrega o ciúmes, a insegurança na mordida.

É preciso ter calma quando acontece este comportamento, conversar com a criança, mostrar que dói. Com o tempo, conforme a criança vai aprendendo a se comunicar melhor através da linguagem, começa a trocar as mordidas pelas palavras, conseguindo aos poucos, organizar e expressar seus sentimentos e insatisfações de outra forma.


 

Como evitar que seu filho morda:

1- Incentive seu filho a conversar e falar com você, através de um jogo, de um desenho, de algum trabalho manual, etc;

2- Quando o seu filho estiver brincando com outra criança, esteja sempre atenta a ele. Vigie o seu comportamento e oriente a forma de brincar entre eles;

3- Ensine ao seu filho a compartilhar. Ele deve entender que ser amigo é também compartilhar;

4- Ensine ao seu filho a esperar. Evite situações que possam irritá-lo ou cansá-lo, com freqüência.

 

Procedimentos que nós (escola) costumamos realizar, quando uma criança morde a outra:

  • Somos firmes com a criança que porventura tenha mordido. Abaixamos para podermos olhar diretamente nos olhos dela e assim conversarmos.
  • Mostramos o ferimento do colega e explicamos a criança que ninguém gosta de sentir dor.
  • Professores e Coordenadora procuram descobrir o motivo que fez surgir tal comportamento e mostramos a criança outras formas de expressão.
  • Tentamos solucionar esse desafio no contexto escolar, porém, quando o fato se mostra repetitivo e algo mais se manifesta, chamamos os pais, para juntos, em parceria, encontrarmos as causas desse comportamento recorrente e eventuais estratégias para ajudar nossa criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário