quarta-feira, 8 de abril de 2015

PROJETO MASCOTE


PROJETO  MASCOTE

Nome do mascote:__________________________________________________________

Salas envolvidas:_5ºA – 5ºB – 5ºF – 5ºG - 6ºC___________________________________   

 

JUSTIFICATIVA:

O projeto mascote é uma estratégia desenvolvida em parceria com as famílias para ensinar valores que ajudam na formação e educação de crianças.

Como mais uma criança da sala, o novo amigo, ganha nome, roupas, objetos, certidão de nascimento e características da personalidade. A turma fica responsável por cuidar do companheiro e as responsabilidades começam.

O mascote, como líder do bem é mais um recurso para desenvolver boas maneiras, questões de gênero, questões da vida sócio familiar  e virtudes como coragem, honestidade, respeito, companheirismo, ou seja, assuntos sérios, mas que ainda são abstratos para a criança.

O projeto irá funcionar em sistema de rodízio. Cada final de semana uma criança leva para casa o amiguinho, uma malinha com os seus pertences e um diário para escrever todas as atividades e colar fotos. Os pais precisam se envolver com a proposta pedagógica estimulando os filhos nos cuidados com o mascote. Como eles irão levar para casa, começarão a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar, não deixar o amigo ser mal tratado por ninguém , já que terão que devolver aos colegas. Isso fará com que criem um vinculo afetivo forte entre o grupo de alunos, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objeto comum para cuidar.

Este projeto facilitará a construção do aprendizado e trabalhará questões de cidadania por meio das mensagens que o mascote passa para a classe.

 

OBJETIVOS:

·         Despertar nas crianças as diversas formas de desenvolver a imaginação e construir a realidade por meio de diferentes histórias;

·         Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com algo que se caracteriza como patrimônio de todos;

·         Tornar a família parte integrante da atividade;

·         Utilizar o diário que acompanhará o mascote, como um gênero textual a ser trabalhado pelos alunos;

·         Trabalhar com as crianças diversos aspectos da fase pré-escolar, como desenvolvimento da hábitos de cortesia, respeito, regras de convívio, ampliação do vocabulário e construção da identidade, entre outros;

·         Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção de responsabilidade de todos que devemos zelar pelo nosso planeta, pensando em si, no outro e no mundo.

 

 

DESENVOLVIMENTO:

·         Apresentar o mascote para a turma durante a roda de conversa;

·         Deixar que todos toquem, para que sintam sua textura;

·         Fazer em votação a escolha do nome do mascote;

·         Explicar para a turma porque o boneco é o mascote;

·         Dizer todas as regras de convivência do mascote com a turma;

·         Conversar sobre o dia da visita do mascote na casa de cada um;

·         Explicar em reunião de pais todo o projeto;

·         Confeccionar um caderno diário para registro das visitas do mascote;

·         Ler com os alunos todos os relatos feitos das visitas às casas;

 

PRODUTO  FINAL:

Exposição do diário e de fotos que mostrem o desenvolvimento do projeto.

 

 

 

ORIENTAÇÔES PARA AS VISITAS ÀS CASAS DOS ALUNOS:

Senhores pais,

Hoje sua família está recebendo a visita do mascote da turma de seu filho. Ele deve retornar à escola na 2ª feira juntamente com os pertences constantes na mala do mascote, incluindo este diário que deverá ser preenchido com o relato da visita, respondendo as seguinte questões:

1ª) Como foi a chegada do mascote em seu lar?

2ª) Quem cuidou do mascote junto com a criança?

3ª) O que fizeram juntos neste final de semana?

4ª) Deixe registrado aqui o sentimento, um fato ou algo que marcou a família com a visita do mascote.

5ª) Desenhe aqui o que mais te marcou neste final de semana, junto ao mascote.
 

OU

1ª) Relate como foi a convivência do mascote com sua família no final de semana.

2ª) A cça deve desenhar o que mais gostou de fazer com o mascote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário