PROJETO MASCOTE
Nome
do mascote:__________________________________________________________
Salas
envolvidas:_5ºA – 5ºB – 5ºF – 5ºG - 6ºC___________________________________
JUSTIFICATIVA:
O projeto mascote é uma
estratégia desenvolvida em parceria com as famílias para ensinar valores que
ajudam na formação e educação de crianças.
Como mais uma criança da
sala, o novo amigo, ganha nome, roupas, objetos, certidão de nascimento e
características da personalidade. A turma fica responsável por cuidar do
companheiro e as responsabilidades começam.
O mascote, como líder do bem
é mais um recurso para desenvolver boas maneiras, questões de gênero, questões
da vida sócio familiar e virtudes como
coragem, honestidade, respeito, companheirismo, ou seja, assuntos sérios, mas
que ainda são abstratos para a criança.
O projeto irá funcionar em
sistema de rodízio. Cada final de semana uma criança leva para casa o
amiguinho, uma malinha com os seus pertences e um diário para escrever todas as
atividades e colar fotos. Os pais precisam se envolver com a proposta
pedagógica estimulando os filhos nos cuidados com o mascote. Como eles irão
levar para casa, começarão a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não
rasgar, não deixar o amigo ser mal tratado por ninguém , já que terão que
devolver aos colegas. Isso fará com que criem um vinculo afetivo forte entre o
grupo de alunos, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objeto
comum para cuidar.
Este projeto facilitará a
construção do aprendizado e trabalhará questões de cidadania por meio das
mensagens que o mascote passa para a classe.
OBJETIVOS:
·
Despertar nas crianças as diversas formas de
desenvolver a imaginação e construir a realidade por meio de diferentes
histórias;
·
Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com
algo que se caracteriza como patrimônio de todos;
·
Tornar a família parte integrante da
atividade;
·
Utilizar o diário que acompanhará o mascote,
como um gênero textual a ser trabalhado pelos alunos;
·
Trabalhar com as crianças diversos aspectos
da fase pré-escolar, como desenvolvimento da hábitos de cortesia, respeito,
regras de convívio, ampliação do vocabulário e construção da identidade, entre
outros;
·
Estimular o grupo a ver o mundo como uma
construção de responsabilidade de todos que devemos zelar pelo nosso planeta,
pensando em si, no outro e no mundo.
DESENVOLVIMENTO:
·
Apresentar o mascote para a turma durante a
roda de conversa;
·
Deixar que todos toquem, para que sintam sua
textura;
·
Fazer em votação a escolha do nome do
mascote;
·
Explicar para a turma porque o boneco é o
mascote;
·
Dizer todas as regras de convivência do
mascote com a turma;
·
Conversar sobre o dia da visita do mascote na
casa de cada um;
·
Explicar em reunião de pais todo o projeto;
·
Confeccionar um caderno diário para registro
das visitas do mascote;
·
Ler com os alunos todos os relatos feitos das
visitas às casas;
PRODUTO FINAL:
Exposição do diário e de
fotos que mostrem o desenvolvimento do projeto.
ORIENTAÇÔES
PARA AS VISITAS ÀS CASAS DOS ALUNOS:
Senhores pais,
Hoje sua família está recebendo a visita do mascote da
turma de seu filho. Ele deve retornar à escola na 2ª feira juntamente com os
pertences constantes na mala do mascote, incluindo este diário que deverá ser
preenchido com o relato da visita, respondendo as seguinte questões:
1ª) Como foi a chegada do mascote em seu lar?
2ª) Quem cuidou do mascote junto com a criança?
3ª) O que fizeram juntos neste final de semana?
4ª) Deixe registrado aqui o sentimento, um fato ou algo
que marcou a família com a visita do mascote.
5ª) Desenhe aqui o que mais
te marcou neste final de semana, junto ao mascote.
OU
1ª) Relate como foi a convivência do mascote com sua
família no final de semana.
2ª) A cça deve desenhar o que mais gostou de fazer com o
mascote.
Nenhum comentário:
Postar um comentário