quarta-feira, 8 de abril de 2015

PROJETO HORTA






EMEI “ Profª ISOLINA LEONEL FERREIRA”

 

PROJETO HORTA ESCOLAR

 

 

 

 
 

Salas e professoras e salas envolvidas:

5ºA- Ana Paula         5ºD- Gilcimara

5ºC- Fernanda          5ºE- Lourdes

6ºA- Joana               5ºG- Laurinda

6ºB- Wilma               6ºC- Lucieda

                                 6ºD- Sandra

                                 6ºE- Florinda

                               

 

 


Justificativa:

 

Percebemos que durante as refeições há muito desperdício de verduras e legumes, pois as crianças se negam a comer por não conhecerem o alimento. Com base nessa observação, decidimos desenvolver o Projeto “Horta”.

O qual também favorecerá a integração de diversos recursos de aprendizagem.

 

 

Objetivos:

 

*      Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;

*      Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;

*      Conhecer técnicas de cultura orgânica;

*      Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;

*      Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;

*      Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;

*      Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;

*      Cooperar em projetos coletivos;

*      Valorizar o meio ambiente;

*      Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;

*      Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

*      Construção de um espantalho para a horta (construção com auxílio dos pais, professores e crianças)

*      Vestir o espantalho

*      Eleição do nome do espantalho com cédula e urna

*      Observar o desenvolvimento de uma planta;

*      Criar e cuidar de uma horta;

*      Desenvolver autonomia, a responsabilidade e a consciência a cerca da alimentação saudável;

*      Reaproveitar restos de alimentos como adubo orgânico;

*      Realizar pesquisas sobre alimentos e hábitos alimentares com as famílias.

 

 

Instalação e Manejo da Horta

 

A escolha do local está vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. Sendo assim, iremos construir a horta na lateral direita da escola, local este que é isolado através de portões de acesso, fica próximo a água e não oferece riscos de acidentes.

 

 

Materiais necessários

 

Os materiais básicos definidos para um manejo adequado são:

 

§  Colher de Jardineiro – utilizado em operações de transplante de plantas;

§  Garfo – coleta de mato e folhagem e para afofar a terra;

§  Regadores de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianças;

§  Sacho – para aforamento da terra a capina entre linhas de plantas;

§  Telhas de amianto

§  Plástico para forrar as telhas;

§  Terra;

§  Adubo;

§  Sementes;

§  Imagens do que será plantado;

§  Palitos de churrasco;

§  Máquina fotográfica;

§  Espantalho.

 

 

Etapas:

 

§  Pesquisa com as famílias sobre os alimentos e  hábitos alimentares;

§  Roda de conversa sobre o Projeto;

§  Visita ao espaço em que será construída a horta;

§  Preparo da terra (afofar e molhar)

§  Plantio (fazer covas e depositar as sementes)

§  Construção de um espantalho com a eleição do seu nome;

§  Acompanhamento da plantação (cada sala irá cuidar do seu canteiro diariamente, limpando, regando ( sem encharcar a terra e fora dos horários de sol a pino). E farão os registros das observações quanto ao crescimento e outros detalhes;

ü  Observação da fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus);

§  Colheita e degustação.

 

 

Produto final:

Preparo de saladas, sucos e outras receitas para degustação.

Planilhas com as observações e dúvidas dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela de Acompanhamento da Horta Escolar

 


EMEI PROFª ISOLINA LEONEL FERREIRA

Ed. Inf. ____   Ano:________  Profª:

Plantio/espécie:

Datas:         Germinação: ___/___/2015               Colheita: ___/___/2015  

Receita preparada:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aceitação da receita:

 

 

 


DATA

OBSERVAÇÕES – (quanto ao que perceberam e ao que fizeram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta atividade visa envolver a participação dos pais no projeto, possibilitando aos professores uma visão geral dos hábitos de seus alunos.


EMEI Profª Isolina Leonel Ferreira

Data:

Nome do aluno:                                                                 Idade:

Turma:

Pesquisa:

Seu filho come legumes ou verduras regularmente?

(  ) sim                                               (   )não

 

Escreva seis preferências de seu filho:

1)          

2)

3)

4)

5)

6)

Você como pai/responsável, acredita ser importante o Projeto Horta Escolar em nossa escola?

(   )sim                                             (   ) não

Por quê?

 

 

 

Assinatura do pai/responsável -

 

Esta atividade visa envolver a participação dos pais no projeto, possibilitando aos professores uma visão geral dos hábitos de seus alunos.


EMEI Profª Isolina Leonel Ferreira

Data:

Nome do aluno:                                                                 Idade:

Turma:

Pesquisa:

Seu filho come legumes ou verduras regularmente?

(  ) sim                                               (   )não

 

Escreva seis preferências de seu filho:

1)          

2)

3)

4)

5)

6)

Você como pai/responsável, acredita ser importante o Projeto Horta Escolar em nossa escola?

(   )sim                                             (   ) não

Por quê?

 

 

 

Assinatura do pai/responsável -

 

RESUMO DA  PESQUISA JUNTO AOS PAIS/RESPONSÁVEIS.

 


EMEI Prrofª Isolina Leonel Ferreira

Data:

Professora:                                 Turma:                 N0 de alunos:

 

Hortaliças que mais gostam:

1)

2)

3)

Hortaliças que as crianças não apreciam:

1)

2)

3)

Atividades na horta que seus alunos mais apreciam:

(  ) rega

(  ) plantio

(  ) retirada de pragas

(  ) outras

 

 

 

RESUMO DA  PESQUISA JUNTO AOS PAIS/RESPONSÁVEIS.

 


EMEI Prrofª Isolina Leonel Ferreira

Data:

Professora:                                 Turma:                 N0 de alunos:

 

Hortaliças que mais gostam:

1)

2)

3)

Hortaliças que as crianças não apreciam:

1)

2)

3)

Atividades na horta que seus alunos mais apreciam:

(  ) rega

(  ) plantio

(  ) retirada de pragas

(  ) outras

 

 

 

Tabela Informativa:

 


HORTALIÇA

VALOR NUTRICIONAL

COMBATE

Tomate

Vitamina A,C E e Ferro, Potássio

Maior resistência aos vasos sangüíneo, combate a infecções

Cenoura

Vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo

Regula o aparelho digestivo, purifica a bile e fortalece a pele

Cebolinha

Cálcio, ferro, niacina

Estimula o apetite, ajuda na formação de ossos e dentes

Abobrinha

Cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e fósforo

Contra a fadiga mental, ajuda na formação de glóbulos vermelhos

Salsa

Ferro, vitamina A

Diurético, revitalizante

Alface

Ferro, cálcio, niacina, vitamina C

Combate insônia, ajuda na cicatrização dos tecidos

Almeirão

Vitaminas do complexo B e vitamina A

Protege a pele

Beterraba

Vitamina C, açúcar, vitamina do complexo B e vitamina A

Laxante, combate anemia e descongestionante das vias urinárias

Couve

Ferro, Vitamina A, cálcio,fósforo

Tônico, cicatrizante, estimulante do fígado

Repolho

vitamina A e C

Combate infecções, depurativo do sangue, estimula a produção de hormônios

Rúcula

Iodo, vitamina A e C

Cambate a fadiga, depura o sangue

Manjerona

Sais Minerais

Estimula a eliminação de muco nas vias respiratórias

Erva Cidreira

Sais Minerais

Tonico nervoso, combate cólicas intestinais

Hortelã

Sais Minerais

Analgésico, vermífugo,

Brócolos

Sais minerais

Flatulência, cólicas abdominais, diarréia

Espinafre

Vitamina A, tianina, potássio, ferro

Combate a desnutrição, manchas na pele e diabete

Berinjela

Sais minerais sódio, vitamina A

Antioxidante, baixa colesterol atua no fígado e

 


TABELA DE SELEÇÃO DE HORTALIÇAS

 


Família

Hortaliças

Época de Plantio

 

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

Apiácea

CENOURA

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

 

COENTRO

x

x

 

 

 

 

 

 

x

x

x

x

 

SALSA

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

 

FUNCHO

 

x

x

x

x

x

x

 

 

 

 

 

Aliácea

CEBOLINHA

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

X

Brassicácea

AGRIÃO

 

 

x

x

x

x

x

 

 

 

 

 

 

COUVE

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

 

COUVE – FLOR

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 

x

x

 

RABANETE

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

 

REPOLHO – INVERNO

x

x

x

x

x

x

x

 

 

 

 

 

 

REPOLHO – VERÃO

x

 

 

 

 

 

 

 

x

x

x

x

 

BROCOLI

 

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

X

Malvácea

QUIABO

x

x

x

 

 

 

 

x

x

x

x

x

Fabácea

VAGEM

x

x

x

x

 

 

x

x

x

x

x

X

 

ERVILHA

 

 

x

x

x

x

x

 

 

 

 

 

 

ESPINAFRE

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

 

BETERRABA

 

x

x

x

x

x

x

x

 

 

 

 

 

ACELGA

 

x

x

x

x

x

x

x

x

 

 

 

cucurbitácea

PEPINO

x

x

x

 

 

 

 

x

x

x

x

x

 

ABOBRINHA ITALIANA

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

 

ABOBRINHA MENINA

x

x

 

 

 

 

 

x

x

x

x

x

Solonácea

PIMENTÃO

x

x

 

 

 

 

 

x

x

x

x

x

 

TOMATE

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

 

BERINJELA

x

x

 

 

 

 

 

 

x

x

x

x

Compositae

ALCACHOFRA

 

x

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMBATE AS PRAGAS - SOLUÇÕES PRÁTICAS E BARATAS

 


INSUMO

MODO DE PREPARO

MODO DE USO/INDICAÇÃO

Chá de Sabugueiro

Ferver 300g de folha em 1 litro de água

Pulverizar

Controla pulgões

Solução Água e sabão

50g de sabão picado  em 5 litros de água. Ferver

Pulverizar depois de esfriar

Controla pulgões e cochonilha

Gergelim

Providenciar um caminho de gergelim em volta do canteiro

Controla formigas, pois mata o fungo do qual se alimentam.

Suco de Pimenta

Fazer suco de pimentas vermelhas e água

Pulverizar

Controla formigas cortadeiras

Leite de Vaca

Usar puro

Pulverizar puro nas plantas controla o oídio em abóboras

Soro de Leite

Usar puro

Pulverizar

Controla ácaros

Macerado de Camomila

Imergir um punhado de flores em água por 2 dias

Pulverizar

Controla doenças fúngicas

Macerado de Cebola

1 kg de cebola em 10 l de água, deixar curtir por 2 dias

Diluir na proporção de 1:3 - Pulverizar

Controla lagarta e pulgões

Cobertura com casca de arroz

Utilizada como cobertura morta entre as plantas

Controla pulgões e moscas brancas

Macerado de manjericão

1 kg de manjericão em 1 l de água por 1 hora em descanso

Diluir na proporção 1:3

Controla besouros

Coentro

Cozinhar folhas de coentro em 2 l de água

Diluir na proporção de 1:3

Controla ácaros e pulgões

 

 

Para evitar o aparecimento de pragas e doenças, alguns cuidados devem ser tomados. O ideal é não cultivar uma única hortaliça no canteiro, pois cada planta retira um tipo de nutriente do solo e atrai um diferente tipo de praga.

Nas bordas dos canteiros, cultive salsa, cebolinha e coentro. Eles funcionam como repelentes para alguns bichinhos acostumados a atacar as hortaliças.

Numa metade, cultive alface. Na outra, beterraba. Esse procedimento ajuda a equilibrar a retirada das vitaminas do solo e confunde os bichinhos que atacam as plantas pelo cheiro, cor e forma das folhas.

O cultivo de ervas medicinais, como melissa, capim-cidreira, poejo, hortelã, menta e boldo ao redor da horta, também é muito eficaz para espantar algumas pragas. A erva-doce atrai para si o pulgão que costuma atacar a couve. Se houver poucas plantas de couve na horta, pode-se fazer a lavagem das folhas retirando todos os pulgões. Se não resolver, o ideal é aplicar a calda de fumo.

 

Seleção de Hortaliças para Plantio

 

Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):

 

a)    Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;

b)    Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;

c)    Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;

d)    Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;

e)    Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.

 

 

Manejo da Horta

 

Serão levadas a efeito no manejo da horta:

 

ü  Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;

ü  Retirar plantas invasoras;

ü  Afofar a terra próxima ás mudas;

ü  Completar nível de terra em plantas descobertas;

ü  Observar

 

Época de colheita:

 

Rabanete: 35 dias;

Alface, chicória, almeirão e rúcula: 40 dias;

Espinafre: 60 dias;

Salsa: 70 dias;

Beterraba e cenoura: 90 dias.

 

 

Colheita:

 

É feita de duas maneiras: arranco e corte. Para alface, chicória, mostarda, beterraba, cenoura e rabanete, basta arrancar. Salsa, cebolinha e rúcula devem ser cortadas três dedos acima do solo Se a salsa e a cebolinha forem cortadas corretamente, poderão ser colhidas muitas vezes. Rúcula e almeirão, no entanto, podem ser colhidos, no máximo, sete vezes.

O almeirão deve ser cortado rente ao solo. No caso do espinafre, deve-se cortar apenas os ramos maiores. Para a couve, retire as folhas maiores com cuidado para não danificar os brotos centrais. Tanto o espinafre quanto a couve podem ser colhidos diversas vezes.

 

 

 

 

 

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela de Acompanhamento da Horta Escolar

 

EMEI PROFª ISOLINA LEONEL FERREIRA
Ed. Inf. ____   Ano:________  Profª:
Plantio/espécie:
Datas:         Germinação: ___/___/2015               Colheita: ___/___/2015  
Receita preparada:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aceitação da receita:
 

 

 

DATA
OBSERVAÇÕES – (quanto ao que perceberam e ao que fizeram)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Esta atividade visa envolver a participação dos pais no projeto, possibilitando aos professores uma visão geral dos hábitos de seus alunos.

EMEI Profª Isolina Leonel Ferreira
Data:
Nome do aluno:                                                                 Idade:
Turma:
Pesquisa:
Seu filho come legumes ou verduras regularmente?
(  ) sim                                               (   )não
 
Escreva seis preferências de seu filho:
1)          
2)
3)
4)
5)
6)
Você como pai/responsável, acredita ser importante o Projeto Horta Escolar em nossa escola?
(   )sim                                             (   ) não
Por quê?
 
 
 
Assinatura do pai/responsável -

 

Esta atividade visa envolver a participação dos pais no projeto, possibilitando aos professores uma visão geral dos hábitos de seus alunos.

EMEI Profª Isolina Leonel Ferreira
Data:
Nome do aluno:                                                                 Idade:
Turma:
Pesquisa:
Seu filho come legumes ou verduras regularmente?
(  ) sim                                               (   )não
 
Escreva seis preferências de seu filho:
1)          
2)
3)
4)
5)
6)
Você como pai/responsável, acredita ser importante o Projeto Horta Escolar em nossa escola?
(   )sim                                             (   ) não
Por quê?
 
 
 
Assinatura do pai/responsável -

 

RESUMO DA  PESQUISA JUNTO AOS PAIS/RESPONSÁVEIS.

 

EMEI Prrofª Isolina Leonel Ferreira
Data:
Professora:                                 Turma:                 N0 de alunos:
 
Hortaliças que mais gostam:
1)
2)
3)
Hortaliças que as crianças não apreciam:
1)
2)
3)
Atividades na horta que seus alunos mais apreciam:
(  ) rega
(  ) plantio
(  ) retirada de pragas
(  ) outras
 

 

 

RESUMO DA  PESQUISA JUNTO AOS PAIS/RESPONSÁVEIS.

 

EMEI Prrofª Isolina Leonel Ferreira
Data:
Professora:                                 Turma:                 N0 de alunos:
 
Hortaliças que mais gostam:
1)
2)
3)
Hortaliças que as crianças não apreciam:
1)
2)
3)
Atividades na horta que seus alunos mais apreciam:
(  ) rega
(  ) plantio
(  ) retirada de pragas
(  ) outras
 

 

 

Tabela Informativa:

 

HORTALIÇA
VALOR NUTRICIONAL
COMBATE
Tomate
Vitamina A,C E e Ferro, Potássio
Maior resistência aos vasos sangüíneo, combate a infecções
Cenoura
Vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo
Regula o aparelho digestivo, purifica a bile e fortalece a pele
Cebolinha
Cálcio, ferro, niacina
Estimula o apetite, ajuda na formação de ossos e dentes
Abobrinha
Cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e fósforo
Contra a fadiga mental, ajuda na formação de glóbulos vermelhos
Salsa
Ferro, vitamina A
Diurético, revitalizante
Alface
Ferro, cálcio, niacina, vitamina C
Combate insônia, ajuda na cicatrização dos tecidos
Almeirão
Vitaminas do complexo B e vitamina A
Protege a pele
Beterraba
Vitamina C, açúcar, vitamina do complexo B e vitamina A
Laxante, combate anemia e descongestionante das vias urinárias
Couve
Ferro, Vitamina A, cálcio,fósforo
Tônico, cicatrizante, estimulante do fígado
Repolho
vitamina A e C
Combate infecções, depurativo do sangue, estimula a produção de hormônios
Rúcula
Iodo, vitamina A e C
Cambate a fadiga, depura o sangue
Manjerona
Sais Minerais
Estimula a eliminação de muco nas vias respiratórias
Erva Cidreira
Sais Minerais
Tonico nervoso, combate cólicas intestinais
Hortelã
Sais Minerais
Analgésico, vermífugo,
Brócolos
Sais minerais
Flatulência, cólicas abdominais, diarréia
Espinafre
Vitamina A, tianina, potássio, ferro
Combate a desnutrição, manchas na pele e diabete
Berinjela
Sais minerais sódio, vitamina A
Antioxidante, baixa colesterol atua no fígado e

 


TABELA DE SELEÇÃO DE HORTALIÇAS

 

Família
Hortaliças
Época de Plantio
 
J
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
Apiácea
CENOURA
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
 
COENTRO
x
x
 
 
 
 
 
 
x
x
x
x
 
SALSA
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
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x
 
FUNCHO
 
x
x
x
x
x
x
 
 
 
 
 
Aliácea
CEBOLINHA
x
x
x
x
x
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x
x
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X
Brassicácea
AGRIÃO
 
 
x
x
x
x
x
 
 
 
 
 
 
COUVE
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
 
COUVE – FLOR
x
x
 
 
 
 
 
 
 
 
x
x
 
RABANETE
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
 
REPOLHO – INVERNO
x
x
x
x
x
x
x
 
 
 
 
 
 
REPOLHO – VERÃO
x
 
 
 
 
 
 
 
x
x
x
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BROCOLI
 
x
x
x
x
x
x
x
x
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X
Malvácea
QUIABO
x
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Fabácea
VAGEM
x
x
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x
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X
 
ERVILHA
 
 
x
x
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x
x
 
 
 
 
 
 
ESPINAFRE
x
x
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x
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x
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x
 
BETERRABA
 
x
x
x
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x
 
 
 
 
 
ACELGA
 
x
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x
x
 
 
 
cucurbitácea
PEPINO
x
x
x
 
 
 
 
x
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x
 
ABOBRINHA ITALIANA
x
x
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x
 
ABOBRINHA MENINA
x
x
 
 
 
 
 
x
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Solonácea
PIMENTÃO
x
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x
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TOMATE
x
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x
 
BERINJELA
x
x
 
 
 
 
 
 
x
x
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x
Compositae
ALCACHOFRA
 
x
x
x
x
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMBATE AS PRAGAS - SOLUÇÕES PRÁTICAS E BARATAS

 

INSUMO
MODO DE PREPARO
MODO DE USO/INDICAÇÃO
Chá de Sabugueiro
Ferver 300g de folha em 1 litro de água
Pulverizar
Controla pulgões
Solução Água e sabão
50g de sabão picado  em 5 litros de água. Ferver
Pulverizar depois de esfriar
Controla pulgões e cochonilha
Gergelim
Providenciar um caminho de gergelim em volta do canteiro
Controla formigas, pois mata o fungo do qual se alimentam.
Suco de Pimenta
Fazer suco de pimentas vermelhas e água
Pulverizar
Controla formigas cortadeiras
Leite de Vaca
Usar puro
Pulverizar puro nas plantas controla o oídio em abóboras
Soro de Leite
Usar puro
Pulverizar
Controla ácaros
Macerado de Camomila
Imergir um punhado de flores em água por 2 dias
Pulverizar
Controla doenças fúngicas
Macerado de Cebola
1 kg de cebola em 10 l de água, deixar curtir por 2 dias
Diluir na proporção de 1:3 - Pulverizar
Controla lagarta e pulgões
Cobertura com casca de arroz
Utilizada como cobertura morta entre as plantas
Controla pulgões e moscas brancas
Macerado de manjericão
1 kg de manjericão em 1 l de água por 1 hora em descanso
Diluir na proporção 1:3
Controla besouros
Coentro
Cozinhar folhas de coentro em 2 l de água
Diluir na proporção de 1:3
Controla ácaros e pulgões

 

 

Para evitar o aparecimento de pragas e doenças, alguns cuidados devem ser tomados. O ideal é não cultivar uma única hortaliça no canteiro, pois cada planta retira um tipo de nutriente do solo e atrai um diferente tipo de praga.

Nas bordas dos canteiros, cultive salsa, cebolinha e coentro. Eles funcionam como repelentes para alguns bichinhos acostumados a atacar as hortaliças.

Numa metade, cultive alface. Na outra, beterraba. Esse procedimento ajuda a equilibrar a retirada das vitaminas do solo e confunde os bichinhos que atacam as plantas pelo cheiro, cor e forma das folhas.

O cultivo de ervas medicinais, como melissa, capim-cidreira, poejo, hortelã, menta e boldo ao redor da horta, também é muito eficaz para espantar algumas pragas. A erva-doce atrai para si o pulgão que costuma atacar a couve. Se houver poucas plantas de couve na horta, pode-se fazer a lavagem das folhas retirando todos os pulgões. Se não resolver, o ideal é aplicar a calda de fumo.

 

Seleção de Hortaliças para Plantio

 

Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):

 

a)    Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;

b)    Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;

c)    Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;

d)    Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;

e)    Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.

 

 

Manejo da Horta

 

Serão levadas a efeito no manejo da horta:

 

ü  Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;

ü  Retirar plantas invasoras;

ü  Afofar a terra próxima ás mudas;

ü  Completar nível de terra em plantas descobertas;

ü  Observar

 

Época de colheita:

 

Rabanete: 35 dias;

Alface, chicória, almeirão e rúcula: 40 dias;

Espinafre: 60 dias;

Salsa: 70 dias;

Beterraba e cenoura: 90 dias.

 

 

Colheita:

 

É feita de duas maneiras: arranco e corte. Para alface, chicória, mostarda, beterraba, cenoura e rabanete, basta arrancar. Salsa, cebolinha e rúcula devem ser cortadas três dedos acima do solo Se a salsa e a cebolinha forem cortadas corretamente, poderão ser colhidas muitas vezes. Rúcula e almeirão, no entanto, podem ser colhidos, no máximo, sete vezes.

O almeirão deve ser cortado rente ao solo. No caso do espinafre, deve-se cortar apenas os ramos maiores. Para a couve, retire as folhas maiores com cuidado para não danificar os brotos centrais. Tanto o espinafre quanto a couve podem ser colhidos diversas vezes.

 

 

 
Os primeiros passos já foram dados....







 

 

 

 

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