EMEI PROFª ISOLINA LEONEL FERREIRA - 2015
JOGOS E
BRINCADEIRAS
“Brincar com crianças, não é
perder tempo, é
ganhá-lo; se é triste ver
meninos sem escolas ,mas
triste ainda é vê-los
sentados sem ar, com
exercícios estéreis sem valor
para a formação do
homem”
Carlos
Drummond de Andrade
Todas
as salas irão desenvolver o Projeto.
JUSTIFICATIVA:
Brincar
é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da
autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se comunicar por meio de
gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com
que ela desenvolva a imaginação.
Nas
brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades, tais como: a
atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas
capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e
experimentação de regras e papeis sociais.
A
brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar
progressivamente suas aquisições de forma criativa. Propiciando a brincadeira,
portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e
internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os
diversos conhecimentos.
Enquanto
os bonecos e brinquedos de montar dão asas à imaginação, os jogos exigem
raciocínio. Diante dos resultados, a criança aprenderá que existe o ganhar e o
perder e aceitar esses dois conceitos. Se a brincadeira for em grupo, ela ainda
aprende a importância de trabalhar em equipe e pratica a sociabilidade e a
cooperação.
OBJETIVOS:
·
Desenvolver o
senso da exploração e da investigação;
·
Entender a realidade através da representação/faz de
conta;
·
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·
Estimular o desenvolvimento da comunicação, da
interação, da cooperação, da concentração, da persistência, da socialização, do
raciocínio, da expressão corporal, da sensibilidade e da memória;
·
Estabelecer regras, limites e um conjunto de valores
culturais e morais;
·
Estimular o desenvolvimento intelectual e motor;
·
Aumentar o repertório de brincadeiras;
·
Construir brinquedos e jogos com sucatas;
·
Resgatar brincadeiras, brinquedos e jogos de épocas
passadas;
·
Proporcionar momentos agradáveis e de prazer;
·
Estimular o trabalho em grupo;
·
Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do
desenho, da pintura, da colagem e da construção.
ETAPAS:
·
Rodas de conversa;
·
Pesquisar junto com as famílias sobre as
brincadeiras, brinquedos e jogos do seu tempo de infância;
·
Ler as pesquisas para as crianças e selecionar
algumas para brincar;
·
Listar brinquedos, brincadeiras e jogos;
·
Construir gráficos com as brincadeiras preferidas da
sala;
·
Propor para que as crianças desenhem algumas
brincadeiras;
·
Confeccionar alguns brinquedos e jogos com sucatas;
·
Escrever junto com as crianças regras de algumas
brincadeiras (texto coletivo).
PRODUTO FINAL:
Exposição
para a comunidade de brinquedos e jogos construídos com sucatas e do caderno de
pesquisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário