quarta-feira, 8 de abril de 2015

PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


EMEI PROFª ISOLINA LEONEL FERREIRA  -  2015

 

JOGOS  E  BRINCADEIRAS

“Brincar com crianças, não é perder tempo, é

ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escolas ,mas

triste ainda é vê-los sentados sem ar, com

exercícios estéreis sem valor para a formação do

homem”

                   Carlos Drummond de Andrade

Todas as salas irão desenvolver o Projeto.

 

JUSTIFICATIVA:

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva a imaginação.

Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades, tais como: a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papeis sociais.

A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Propiciando a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. 

Enquanto os bonecos e brinquedos de montar dão asas à imaginação, os jogos exigem raciocínio. Diante dos resultados, a criança aprenderá que existe o ganhar e o perder e aceitar esses dois conceitos. Se a brincadeira for em grupo, ela ainda aprende a importância de trabalhar em equipe e pratica a sociabilidade e a cooperação.

 

OBJETIVOS:

·         Desenvolver  o senso da exploração e da investigação;

·         Entender a realidade através da representação/faz de conta;

·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;

·         Estimular o desenvolvimento da comunicação, da interação, da cooperação, da concentração, da persistência, da socialização, do raciocínio, da expressão corporal, da sensibilidade e da memória;

·         Estabelecer regras, limites e um conjunto de valores culturais e morais;

·         Estimular o desenvolvimento intelectual e motor;

·         Aumentar o repertório de brincadeiras;

·         Construir brinquedos e jogos com sucatas;

·         Resgatar brincadeiras, brinquedos e jogos de épocas passadas;

·         Proporcionar momentos agradáveis e de prazer;

·         Estimular o trabalho em grupo;

·         Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

 

ETAPAS:

·         Rodas de conversa;

·         Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras, brinquedos e jogos do seu tempo de infância;

·         Ler as pesquisas para as crianças e selecionar algumas para brincar;

·         Listar brinquedos, brincadeiras e jogos;

·         Construir gráficos com as brincadeiras preferidas da sala;

·         Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras;

·         Confeccionar alguns brinquedos e jogos com sucatas;

·         Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras (texto coletivo).

 

 

PRODUTO FINAL:

Exposição para a comunidade de brinquedos e jogos construídos com sucatas e do caderno de pesquisas.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário